
ÁREAS DE ATUAÇÃO

ADVOCACIA PREVENTIVA E CONSULTIVA
Em um país reconhecido pela cultura litigante, a advocacia contenciosa é mais difundida pela população. O contencioso tem o sentido de conflito, existente entre o autor e o réu, partes antagônicas, na qual se busca a solução através da Justiça.
Nesse sentido, a advocacia contenciosa proporciona o acesso à justiça de um conflito pré-existente, em que não existe outra forma de solucionar o problema. O grande problema do contencioso é o seu alto custo e a sua morosidade, com um Poder Judiciário exacerbado de processos é inevitável que demandas simples demorem anos.
A Advocacia consultiva tem como objetivo principal evitar demandas judiciais. A consultoria jurídica trabalha com a prevenção de riscos e a resolução de conflitos já existentes, fora da justiça.
A consultoria preventiva busca prevenir os riscos que os clientes podem por acaso sofrer em suas atividades. Antecipam-se situações futuras criando documentos jurídicos mais sólidos, abrangendo todas as perspectivas necessárias, para a segurança jurídica do cliente, que nunca será absoluta, pois existem fatores imprevisíveis. A análise de documentos jurídicos tem por finalidade informar o cliente quanto aos riscos e prejuízos que possam vir a sofrer, bem como assessorar nas modificações necessárias.
Já na resolução de conflitos pré-existentes, a advocacia consultiva, tem como propósito recuperar o diálogo entre as partes. Nesse caso, o trabalho para a resolução do conflito é realizado de maneira mútua, cada parte cede até que cheguem a uma solução adequada para ambas. Um acordo extrajudicial é uma conquista de ambas as partes.
Dessa maneira, a advocacia consultiva é vista como o futuro da Justiça, por melhor proteger os clientes, propiciar entre as partes conflitantes um acordo mais eficiente, evitando a morosidade e o alto custo dos processos judiciais.
